quinta-feira, junho 22, 2006

Investigadores portugueses estudam metástases em gatas

Estudo do ICBAS e UTAD


Cientistas portugueses conduzem o primeiro estudo mundial citogenético em gatas ao nível de sondas representativas dos cromossomas, com o intuito de perceberem o processo de metastização provocado pelo cancro da mama.

Um grupo de investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) e do Centro de Genética e Biotecnologia (CGB) da Universidade de Trás-os-Montes (UTAD) está a estudar tumores mamários em gatas, para melhor entender o processo de metastização e fazer uma análise comparativa com mulheres.

Esta investigação, que foi iniciada em Novembro passado e já resultou em diversos artigos científicos publicados em revistas internacionais, deverá ter os primeiros resultados dentro de dois anos.

A pesquisa tem como objectivo estudar o processo de metastização da célula e, nesse sentido, justifica Raquel Chaves, da UTAD, a gata é também um bom modelo animal, "uma vez que os seus tumores são entre 85 a 90% histologicamente malignos".

Fonte: Diário de Notícias

saúde

terça-feira, junho 13, 2006

Imagens africanas (Zaire) de Santo António datas do século XIX. Museu fur Volkerkunde de Berlim



Os portugueses nas suas andanças por todo o mundo difundiram por todo o lado o culto de Santo António. Nascido em Lisboa, Fernando de Bulhões (1195-1231), estudou no Convento de S. Vicente de Fora (ordem de Santo Agostinho) e depois no Convento de Santa Cruz em Coimbra (Ordem de São Francisco). Depois partiu para África (Marrocos) numa missão de evangelização. No regresso à Europa, foi para Itália, onde prosseguiu os estudos de teologia, tornando-se professor em Bolonha. A sua fama de pregador e taumaturgo rapidamente se espalhou. A pedido do papa Alexandre IV escreveu os seus célebres "Sermões sobre os Santos". Em Portugal, como em muitos lugares do mundo, são-lhe atribuídos muitos milagres e está ligado a inúmeras tradições populares. O santo morreu em Pádua, onde está sepultado.

Santo António de Lisboa

Actos de violência física e psíquica...

Em 2005, a maioria dos idosos com mais de 65 anos foi sujeita a maus tratos físicos (217) e psíquicos (225) praticados por companheiros ou filhos
vítimas

sexta-feira, junho 09, 2006

...o meu Porto...está mais bonito!...











foto de Rui de Meireles





...e à noite na Avenida dos Aliados também há luzinhas reflectidas no lago...

...posso sonhar... e brincar às lágrimas...para me deixar levar aos efeitos do caleidoscópio..e me transportar aos tempos de menina...