domingo, abril 09, 2006

Folar da Páscoa




Ingredientes

100 g de manteiga ou de margarina;

1 colher de café de erva doce em pó;
15 g de fermento de padeiro ;
3 colheres de sopa de açúcar;
1colher de café de canela;
1 colher de café de sal fino;
2,5 dl de leite;
ovos cozidos;
500 g de farinha;
2ovos pequenos.

Modo de preparar


Dissolve-se o fermento de padeiro num pouco de leite morno e com 100 g de farinha tirada do peso total e uma colher de açúcar, também tirada da quantidade total, faz-se uma massa. Deixa-se levedar durante cerca de 20 minutos em sítio aquecido.

Entretanto, amassa-se a restante farinha com os ovos, o açúcar e o leite até se obter uma massa muito leve, bem arejada, mas com bastante corpo. Adiciona-se depois a margarina derretida, o sal, a erva doce e a canela. Mistura-se bem e junta-se à massa de fermento levedada. Amassa-se até a massa se desprender das mãos e do alguidar. Cobre-se com um pano e envolve-se o alguidar num cobertor. Deixa-se levedar durante 2 a 5 horas em sítio aquecido (o tempo de crescimento depende da temperatura ambiente).

Depois divide-se a massa em bolas ou molda-se numa só. Achata-se um pouco e colocam-se sobre ela um ou mais ovos cozidos, conforme o tamanho da massa. Prendem-se os ovos com algumas tirinhas de massa. Pincela-se com gema de ovo e leva-se a cozer em forno bem quente.

(Não se deve levedar a massa no forno, mesmo muito brando, pois pode tornar-se amarga).

Sem comentários: