sábado, novembro 19, 2005

Torre da Princesa

A Torre da Princesa ergue-se no recinto do Castelo, marginando as muralhas da velha fortaleza, e, por não se saber a origem da sua denominação, tem dado aso a muitas lendas.
Uma delas diz que o duque de Bragança, D. Jaime, encerrou a linda Leonor, aquela que depois mandará matar com requintes de barbaridade, no castelo de Vila Viçosa.
Outra lenda remonta aos tempos dos descendentes de D. Fernão, o Bravo, que deu em casamento ao Conquistador sua irmã, D. Sancha, princesa que viveu e sofreu nesta torre um amor mal interpretado pelo seu marido.
Outra ainda, diz respeito à filha do alcaide-mor, João Afonso Pimentel, cunhado da rainha D. Leonor Teles, de nome D. Brites, alma pura e cândida, de grande beleza, que segundo reza a lenda, encantava e enfeitiçava quem via e a quem seu marido assassinara injustamente. Esta morte trágica impressionou a população que mostrava por ela grande amor e carinho, e daí, o espírito e fantasia da gente do tempo, pintaram ou teceram em redor de um acontecimento tão cruel, uma poética narrativa.
Sabe-se que não tinha fins militares mas que era unicamente uma dependência da casa dos governadores ou alcaides.

(Bragança)

Sem comentários: