sexta-feira, maio 11, 2007

Livro sobre Alzheimer pretende reforçar laços afectivos na família



Obra apresentada na abertura da 17ª Conferência Alzheimer Europe


Um livro infantil que tem como personagem principal "O Pequeno Elefante Memo" foi lançado ontem na abertura da 17ª Conferência Alzheimer Europe, que decorre até sábado e pela primeira vez em Portugal.

"A história quer desdramatizar a doença através da ficção e referir o papel da criança no sentido de manter os avós dentro das famílias, salvaguardando o respeito e a dignidade", referiu a autora do livro, Paula Guimarães.

Paula Guimarães escolheu os elefantes como protagonistas por serem os animais que simbolizam a memória. "No livro, a avó Kelembra tem problemas de memória e é o neto quem a ajuda e tenta mantê-la na manada", sintetiza a autora.

Paula Guimarães, que colabora há algum tempo com a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Alzheimer como voluntária, lembrou também que os estudos científicos sublinham que as "relações emotivas se mantêm mesmo depois da perda da capacidade cognitiva".

O livro foi validado a nível pedagógico por especialistas da associação portuguesa e baseado na recolha de testemunhos de pessoas conhecidas da autora.

Fonte: Lusa
MNI-Médicos Na Internet
ver

Sem comentários: